Como trabalhar pela internet de forma segura

Como trabalhar pela internet de forma segura

Tanto em casa como no trabalho há pequenas dicas que podem aumentar a segurança do nosso computador e colocá-las em prática é realmente muito simples

Hoje em dia quase todas as nossas atividades passam pela Internet, na Internet compartilhamos nossos momentos de lazer, nossas informações mais confidenciais, nossos dados de trabalho. Na prática, todos os aspectos da nossa vida cotidiana têm um feedback tangível na web. E isso cria um problema para nossa segurança.

A qualquer momento, podemos ser vítimas de um ataque cibernético, o que pode significar um problema sério para nossa privacidade e danos econômicos significativos se o computador ou a máquina afetada forem os da nossa empresa.

Por esse motivo, é necessário tomar as precauções certas quando usamos um dispositivo eletrônico. Felizmente, a maioria das ações que aumentam a segurança de nossos computadores é simples de ser colocada em prática e não requer muito esforço, tanto em termos de tempo quanto de conhecimento. Aqui estão cinco dicas para defender nosso computador doméstico e cinco para proteger nossos negócios.

Proteção pessoal

Para proteger nossa privacidade e nossas informações mais sensíveis, há muitas técnicas diferentes. Mas a primeira dica é usar senhas complicadas difíceis de decifrar. O conselho é não usar termos relacionados à nossa vida cotidiana, como o caminho de casa ou nosso time de futebol favorito.

É melhor estruturar uma senha com pelo menos oito caracteres compostos de letras e números organizados aleatoriamente. Se usarmos um smartphone, devemos sempre definir um código de desbloqueio. A simples sequência de movimentos com o dedo na tela não é suficiente.

É fácil adivinhar, é melhor confiar em letras e números aqui também. É verdade que pode parecer um incômodo, mas impedirá que os caras maus cheguem às suas informações confidenciais. Se usarmos as mídias sociais, verificaremos constantemente as configurações de privacidade relacionadas ao nosso perfil.

Além disso, evitamos aceitar termos de privacidade sem ler. Em casa é aconselhável alterar a senha da nossa rede Wi-Fi em comparação com a senha padrão e devemos escolher uma senha complexa. Não é recomendado deixar a conexão doméstica livre.

Se usarmos nossas contas sociais ou e-mails em vários dispositivos, especialmente se fizermos isso em computadores que não são nossos (como no trabalho ou na biblioteca) lembre-se de sempre sair. Caso contrário, qualquer pessoa poderia acessar nossos dados sem qualquer esforço.

Proteção empresarial

Se quisermos proteger nossa rede corporativa, o primeiro passo é configurar um acesso privado para cada funcionário. Dessa forma, sempre saberemos quem está conectado aos nossos sistemas e quem não está autorizado não poderá acessá-lo.

Ao contrário do que muitos pensam, é aconselhável usar serviços de nuvem em vez de discos rígidos para armazenar os dados de nossa empresa. Esses serviços têm uma capacidade maior do que os discos rígidos e, acima de tudo, são mais difíceis de manipular para um hacker.

Outra dica importante é não baixar programas de fontes não confiáveis. Muitas vezes, quando usamos um programa para o trabalho, ou quando navegamos na Internet, pode aparecer um pop-up que nos aconselha a atualizar a versão em uso. Quase sempre por trás dessas comunicações está uma armadilha. E se instalarmos o programa, nos encontraremos vítimas de um vírus.

Tal como acontece com a segurança do PC em casa, mesmo no trabalho, é aconselhável utilizar apenas palavras-passe complexas, de preferência com números, letras e caracteres especiais.

O conselho final, mas talvez o mais importante, é gerenciar com precisão os endereços de e-mail corporativos. Na verdade, a maioria dos malwares afeta as PME por meio de anexos em e-mail. É por isso que é importante treinar os funcionários para ensiná-los a reconhecer uma tentativa de spam ou uma fraude na Web.

Como trabalhar pela internet? Método seguro

Na internet existem milhares de métodos de como se trabalhar e ganhar dinheiro, mais na sua maioria é enganação. Não podemos confiar em tudo que encontramos na web.

Mais quando de fala em trabalhar com “Marketing Digital” pela internet, a melhor forma de aprender e se especializar com segurança a ter resultados é através do FNO do Alex Vargas.

Sobre o Autor

Gilmar Oliveira
Gilmar Oliveira

Adoro ajudar youtubers iniciantes a crescerem o seu canal no Youtube através de dicas e estratégias que funcionaram para mim.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.